ABNT NBR ISO 9001:2015

As mudanças na norma ABNT NBR ISO 9001 serão profundas, apesar da manutenção do escopo da nova versão da norma em sua essência, não será mudada, no entanto algumas alterações importantes vão ocorrer em requisitos específicos da norma.


Os objetivos chaves para nova versao da norma foram atualizar a reflexão as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios.


Foi mantida a abordagem de processo, sendo incorporada as mudanças em práticas e tecnologia de sistemas de gestão de qualidade desde a última grande revisão da ISO 9001 em 2000, mas há uma maior ênfase na obtenção de conformidade do produto e a ideia é melhorar a compatibilidade com outras normas de gestão.


Os princípios da Gestão da qualidade foram alterados. Para a seguinte forma:

1.    Foco no cliente,

2.    Liderança,

3.    Envolvimento das pessoas,

4.    Abordagem de processo,

5.    Abordagem sistêmica da gestão,

6.    Melhoria contínua,

7.    Abordagem factual da tomada de decisão e

8.    Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores.


A estrutura mudou, pois conforme da ISO, todas as normas de gestão, ISO 9001, ISO 14001 e da futura norma ISO de Saúde e Segurança no Trabalho, terão a mesma estrutura e boa parte do texto comum. No entanto a parte específica das disciplinas de cada Sistema de Gestão continuará tendo personalidade própria.

 

A nova revisão propõe reforça o conceito de ação preventiva. Mas foi excluído o termo porque não se mostrou adequado em revisões passadas. O conceito de ação preventiva agora aparece associado às considerações de risco e incorporado em vários requisitos, já a partir dos primeiros capítulos da norma.


A RSO ASSESSORIA, poderá contribuir no ajuste de seu sistema vigente, ou na implantação de sistema da qualidade. De modo a contribuir em seus negócios, pois a norma é benéfica para as organizações que implementam o Sistema de Gestão e que buscam melhorar a qualidade à longo prazo, pois com as ações que são realizadas no decorrer de alguns ciclos, a tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.


Ao aplicar os requisitos normativos da ABNT NBR ISO 9001 sua empresa passa a ter foco na melhoria contínua da qualidade:


  • Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.


  • Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.


  • Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.


  • Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.


  • Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.


  • Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.