NOTÍCIAS E ARTIGOS

COLUNISTA DOS PORTAIS

ARTIGOS RSO ASSESSORIA

A ABNT NBR 9050 – NORMA DE ACESSIBILIDADE AGORA É LEI

 

Como sempre informamos as normas tem força de lei, por serem o instrumento que irá balizar se os trabalhos foram realizados conforme entendimento de um colegiado, como o mínimo necessário para a segurança e funcionalidade de um processo, produto ou sistema, dentro de parâmetros normativos reconhecidos internacionalmente

 

 

 

 

PUBLICADA ABNT NBR 10152


É com grande alegria que informo a todos que, na tarde desta 6ª-feira, dia 24/11/2017, foi publicada no site www.abnt.org.br a ABNT NBR 10152:2017. Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações





FIM DO MERCADO DO “FAZ TUDO” QUE INSTALA AR CONDICIONADO.


Encontra-se em consulta nacional a norma ABNT/CB-055 Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento até 26/10/2017, onde um dos principais pontos que queremos elucidar trata do profissional que irá projetar e efetuar as análises necessárias para a instalação deste equipamento e projeto do sistema.





 

CALMA, NÃO PRECISAMOS MUDAR TUDO POR CONTA DAS ÚLTIMAS TRAGÉDIAS


Toda vez que acontece uma tragédia, a mídia e alguns ditos “especialistas” criam o mercado do medo, com o discurso de que temos que tomar um monte de providencias e mudar tudo para precaver que não aconteça conosco.




A IMPORTÂNCIA DOS MANUAIS DE USO E OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS EDIFICAÇÕES


Este documento, nem sempre é usado de forma adequada por incorporadores e administradores de condomínios, ou moradores, mas toda a sistemática para entrega de empreendimento, passou por grandes mudanças nos últimos anos e os manuais ganham mais importância, pois neles estão descritas as inter-relações dos incorporadores e condomínios, e as regras para se ter direito a garantias.



 

SEGURANÇA DOS EDIFÍCIOS DEPENDE DE MUDANÇA CULTURAL.


Vários fatores podem gerar riscos a segurança dos usuários nas habitações residenciais brasileiras e cuja importância varia ao longo da vida útil de cada empreendimento.




A “SOPA DE TERMOS” QUE ASSOMBRAM A CONTRATAÇÃO CORRETA DE INFORMAÇÃO TÉCNICA PARA IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CONDOMÍNIOS


Nos últimos anos, temos nos deparado com inúmeras situações, onde os condomínios, necessitam de informação de sua real condição e busca no mercado a contratação de uma análise de profissional habilitado, seja para busca de soluções, questionamentos jurídicos, identificação de causas.






NORMAS DE ACÚSTICA PRÓXIMAS DO FIM DE UMA NOVELA


Após dezenas de reuniões a comissão de estudo ABNT/CE-02.135.01 alcançou o objetivo, desenvolvendo, analisando e aprovando após a consulta nacional o texto da norma  ABNT NBR 10152, Acústica – Medição e avaliação de ruído em ambientes internos em edificações, a norma  estabelece critérios e métodos para avaliar o nível de ruído interno, em recinto de uma edificação, tomando por base sua finalidade de uso, independentemente do horário





NOVAS REGRAS PARA PROJETO, EXECUÇÃO E MANUTENÇÃO DE PISCINA ENTRA EM CONSULTA NACIONAL


Após 2 anos de trabalho, a comissão de estudo da ABNT/CEE-215 Piscinas, encaminha a consulta nacional a nova norma a qual especifica requisitos e parâmetros para projeto, construção, instalação, e segurança no uso e operação aplicáveis a todos os tipos de piscinas.

Se aprovado o projeto irá definir as regras para as piscinas já construídas; em construção e em reformas.





REABERTURA DA COMISSAO DE ESTUDO DA NORMA DE INSPEÇÃO PREDIAL


Após 8 meses, da paralisação da comissão de estudo da ABNT que trata sobre Inspeção predial, na tarde do dia 1 de agosto de 2016, houve a retomada das reuniões para apresentação de um novo texto base, nova coordenação e cronograma dos trabalhos.




Temer sanciona lei que obriga medição individual de água em condomínios


O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou em 12 de julho de 2016, a lei que obriga novos condomínios a terem medição individual de água, visando incentivar economia no consumo, pois deste modo os condôminos pagam um valor mais justo na taxa de água, pois o hidrômetro identifica o consumo de cada apartamento, dividindo só o consumo de áreas comuns.




Prestar assessoria no Brasil, não é uma coisa fácil, mas o desafio é gratificante.


O trabalho, consiste em ter amplo conhecimento e dispor soluções inteligentes as pessoas ou empresas que necessitam de um especialista para atuação pontual, mas antes das mesmas chegarem a esta conclusão, muitos recorrem a internet ou aplicativos de smartphone na tentativa de uma solução ao menor custo possível.






AGORA SOMOS editorialistas do site construLIGA


A RSO ASSESSORIA, acaba de firmar mais uma parceria, agora somos EDITORIALISTAS do site construLIGA, que é uma rede social e profissional da Construção, capaz de agregar profissionais com interesses em comum e contribuir para disseminar os bons exemplos do setor!


Utilizando o conhecimento armazenado nas diversas áreas, a LiGA será a plataforma digital adequada para divulgar as experiências de sucesso, promover as boas práticas e o aprendizado, tornando–se um apoio de fácil acesso, ágil e divertido para você no dia a dia.




QUAL O TAMANHO DA VAGA e ÁREAS DE MANOBRA EM ESTACIONAMENTO DOS CONDOMINIOS?


Um dos mais recorrentes problema em condomínio, é a não observação pelo responsável pela incorporação das regras, normas e legislação sobre tamanho, quantidade e respeito as áreas de manobra em garagens, também onde algumas vagas de estacionamentos costumam ser mais apertadas que as outras, ocasionando aos proprietários enormes dificuldades de estacionar ou em alguns casos sendo  praticamente impossível colocar o carro em alguns locais, os quais podem até existir no papel, mas são impossíveis de serem acessadas, mesmo por manobristas experientes.





A NORMA DE DESEMPENHO, MOMENTO ATUAL E PROVÁVEL FUTURO


O assunto norma de desempenho, sempre desperta a atenção entre incorporadores, construtores e cliente final, pois a mesma descreve os parâmetros de desempenho dos diversos sistemas da construção, e como os mesmos devem ser mensurados.





O VALOR DO NOME DE SUA EMPRESA COM RELAÇÃO A ATRASOS DE ENTREGA DE EMPREENDIMENTOS


branding de sua empresa


Após atuar em diversos trabalhos (elaboração de normas técnicas, leis, manuais setoriais, manuais de entrega de empreendimento, treinamentos, assessoria etc.) que visam a melhoria da imagem do setor e do relacionamento das incorporadoras e construtoras com seus cliente, fornecendo subsídios e compilando boas práticas do Brasil inteiro, com estratégias e ações que vão ao encontro da entrega de empreendimentos de forma satisfatória  ou seja no prazo, com a qualidade de construção, desempenho dos sistemas, alinhados as tendências do mercado, atrelados a resultados financeiros aos responsáveis pela incorporação e construção, afinal não é pecado ter lucro por serviços bem feitos, não tem como focar sua linha de raciocínio em instrumentos e serviços quem venham ao encontro deste ideal.




 

INSTALAR UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR, NÃO É COMO UM ELETRODOMÉSTICO.


Diferente da crendice popular, de que a instalação de um o sistema de Aquecimento solar, é algo simples, que basta ir a uma loja de materiais de construção e instalar em casa, o sistema demanda estudo e projeto por profissional habilitado, o qual irá levar em consideração dezenas de fatores que irão levar o sistema a ter um desempenho dentro do esperado.




MAIS UMA REPORTAGEM ONDE A RSO ASSESSORIA CONTRIBUI


É com muita satisfação, que hoje nos deparamos com uma reportagem na Revista Direcional, Edição 211 - abril 2016,  onde nosso diretor RONALDO SÁ OLIVEIRA, concedeu a respeito da norma de reforma, contribuindo em levar o conhecimento ao público alvo, o sindico, o qual demanda de conteúdo técnico em uma linguagem apropriada, nos colocamos a disposição e caso seu condomínio necessite de assessoria na aplicação da norma, temos uma solução que irá lhe atender no requisito técnico e econômico, saiba mais em


 



PERDA DE GARANTIA DAS EDIFICAÇÕES


Dando continuidade ao artigo anterior sobre o tema GARANTIA, vamos abordar as ações que podem levar a perda de garantia nas edificações.



NÃO PODEMOS CHAMAR DE FATALIDADE.


O constante aumento de explosões, quedas de edifícios, incêndios, etc., que ocorrem no Brasil em sua maioria não podem ser chamados de fatalidade ou acidentes, no último dia 06 de abril, ocorreu uma explosão em um edifício no condomínio na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que provocou a destruição de 08 apartamentos e a morte de 05 pessoas.






ABNT NBR 9062 - PROJETO E EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADAS, ESTÁ EM CONSULTA NACIONAL


Está em consulta nacional norma técnica de projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, ABNT NBR 9062 foi atualizada e possuí agora uma definição mais detalhada de cálculos do Alfa R e do cálculo de blocos para pilares pré-moldados.






NORMA DE GESTÃO DE REFORMA AINDA É DESRESPEITADA


Pesquisa encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cau-Br) ao Instituto Datafolha revela que a Norma de Reformas  ABNT NBR 16.820, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ainda não está sendo respeitada pela maioria das pessoas. As regras determinam que no caso de reformas ou de construções particulares o proprietário ou locatário do imóvel deve criar um plano de reforma e no caso de houver riscos ou impactos nos sistemas o mesmo necessita ser assinado por um arquiteto ou engenheiro, atestando que a obra não comprometerá a segurança da edificação e de seu entorno.





 

MINHA CASA MINHA VIDA 3 APRESENTA EXIGÊNCIA DE ATENDIMENTO A NORMA ABNT NBR 15575



Infelizmente o momento político que vivemos fez com que os pronunciamentos e informações da 3º etapa do programa Minha casa minha vida, não recebesse os holofotes que merecem.

Durante o discurso de apresentação desta nova etapa, a presidente da república e o ministro das cidades mencionaram que a nova fase do programa terá como um dos diferenciais a obrigatoriedade de atendimento aos critérios definidos na norma de Desempenho, ABNT NBR 15575, isto representa uma grande melhoria no programa, e alinhamento dos produtos entregues, os quais possuem agora critérios mensuráveis de seus desempenhos.




SÓ BOA INTENÇAO NÃO BASTA EM NORMALIZAÇÃO.


O tema acessibilidade, passa por mais uma mudança, o qual é importante o entendimento das necessidades, e a razão do assunto na sociedade, antes de se iniciar obras, que no fundo somente tendem a dificultar a vida das pessoas que dependem os requisitos definidos em legislação e regidos pela norma ABNT NBR 9050.





 

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS CONFORME ABNT NBR 5419



A RSO ASSESSORIA dando continuidade à sua parceria com a SIDICONET, contribui em mais um artigo sobre para raios e as implicações na atualização da norma.

http://www.sindiconet.com.br/695/Informese/Para-raios


Mais informações que podemos contribuir:





 

ATUALIZAÇÃO DA ABNT NBR 16280


Dando continuidade a parceria da RSO ASSESSORIA e Sindiconet contribuimos em mais uma reportagem que visa explicar a sociedade a importancia da normalização, e açoes necessarias no assunto que impacta diretamente na segurança de edificações. 


Caso, voce seja sindico ou administradora, e possua dificuldade na analise das solicitaçoes de reforma, nos colocamos a disposição, para contribuir nesta que  é uma das mais importantes ações para implementaçao da norma em seu condominio. Acesse nossa proposta


A reportagem completa esta neste link 





 

A IGNORÂNCIA É UMA DADIVA


As vezes penso como seria a construção no Brasil sem as normas ABNT, pois bem este final de ano, em uma vigem que fiz onde me hospedei em uma conceituada e cara pousada em uma ilha turística aqui em São Paulo (ilha bela) tive uma leve ideia de como seriam as construções e o resultado me espantou.





 

ATENÇÃO,  BRINQUEDOS TAMBÉM TEM NORMAS


Nesta época de presentes é preciso ter atenção na hora de escolher os brinquedos para as crianças, a indicação da faixa etária adequada é um quesito importante que deve ser sempre levado em consideração, assim como a qualidade dos brinquedos de modo a não trazer riscos as crianças.





CB-02 TEM NOVO SUPERINTENDENTE


Durante a reunião da COMAT/CBIC foi apresentado aos membros da comissão  o novo superintendente do CB-02 comite brasileito da construção civil da ABNT , Salvador Benevides.






 

GARANTIAS E VIDA ÚTIL DAS EDIFICAÇÕES


Constantemente nos deparamos com uma situação, não muito correta e que mais parece aquele “jeitinho brasileiro” o qual tanto repudiamos, mas que sempre retorna, onde quando faltam alguns meses para um edifício completar o quinto ano da entrega, os moradores encaminham aos construtores / incorporadores diversos chamados dos moradores e do síndico para reparar defeitos na construção, ou um laudo completo com todas as manifestações patológicas, o qual um perito identificou em um trabalho especifico de verificação do empreendimento. A preocupação dos moradores é de aproveitar o prazo de garantia, que, de acordo com a lei, se estende por cinco anos a contar do recebimento do imóvel. Essa forma de agir é lícita, mas é importante que se conheçam as diferentes modalidades de garantia, além de se valorizar responsabilidade do usuário pelo uso correto e pela manutenção do imóvel.





 

CONTRATOS DE EMPRESAS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES NECESSITAM DE CUIDADOS COM CRONOGRAMA DAS INTERVENÇÕES

 

Os elevadores além de seus sistemas demandam atenção com fatores externos, como descargas elétricas e atmosféricas. Alguns gestores confiam plenamente na cobertura da seguradora e no ressarcimento da franquia pela Eletropaulo, mas a conta, em cada problema ocasionado por problemas elétricos podem superar os valores contratados além da constante obrigatoriedade de pagamento das franquias.





 

RISCOS, PENALIDADES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO  PARA O TRABALHO EM ALTURA

Muitos empregadores, não estão cientes ainda, sobre os riscos e ações necessárias sobre os trabalhos em altura, conforme norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, qualquer pessoa que trabalhe a mais de 2 metros de uma superfície, necessita atender aos requisitos da NR 35, de modo a garantir sua segurança.






 

ABNT NBR ISO 9001:2015

 

As mudanças na norma ISO 9001 serão profundas, apesar da manutenção do escopo da nova versão da ISO 9001 a norma em sua essência, não será mudada, no entanto algumas alterações importantes vão ocorrer em requisitos específicos da norma.





 

ALTERAÇÃO DE FACHADA


O STJ deliberou que Reforma em apartamento que muda fachada do prédio precisa da permissão de todos os condôminos





 

ISO 14000



ISO 14000 é uma série de normas de gestão ambiental desenvolvidas e publicadas pela International Organization for Standardization (ISO), a organização internacional de normalização. Elas podem ser utilizadas pelas organizações (públicas e privadas) de todo o mundo.







 

GESTÃO DE ATIVOS, PROLONGUE A VIDA ÚTIL DOS SISTEMAS POR MEIO DE MANUTENÇÕES PLANEJADAS

 

A vida útil dos sistemas está diretamente ligada ao uso e à conservação, por isto investir em ações preventivas com certeza irão diminuir os custos totais ao longo tempo.







 

ABNT NBR 6118 PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ATUALIZADA EM 2014


Em vigor desde 29 de maio a NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, publicada pela em abril, a norma trata de projetos de concreto simples, armado e protendido. A mesma substituiu a versão de 2007 e recebeu uma errata em agosto de 2014.



 

A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS TECNICAS ABNT PARA O BRASIL


Muitas pessoas acreditam que todos os assuntos que definem as regras no Brasil, são regidos exclusivamente por Leis, as quais são um princípioum preceitouma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento. Do Latim "lex" que significa "lei" - uma obrigação imposta. Em uma sociedade, a função das leis é de controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade


.




PARTE 7 DA NORMA ABNT NBR 15965 SOBRE BIM ESTÁ EM CONSULTA NACIONAL



Está em consulta nacional até o dia 18 de novembro de 2015, a sétima parte da NBR 15965- Sistema de Classificação da Informação da Construção: Informação da Construção, a primeira norma sobre o Building Information Modeling (BIM) desenvolvida no Brasil.







 

NOVA PARCERIA DE SUCESSO,  AGORA SOMOS COLUNISTA DO SÍNDICONET



A RSO ASSESSORIA, acaba de fechar mais uma parceria de sucesso, fruto de anos de trabalho e reconhecimento pela qualidade dos serviços, onde seremos colunista no portal SINDICONET, para assuntos técnicos em edificações.





 

CE-02:140.02 - INSPEÇÃO PREDIAL



Desde 2013 esta em discussão na CE-02:140.02 a elaboração da norma sobre inspeção predial, mas em meados do segundo semestre de 2014, o processo foi suspenso pela ABNT.





 

INSTALADO COMITÊ BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DE ENERGIA (ABNT/CB-116).


Na noite do dia 21, a RSO ASSESSORIA, prestigiou o evento realizado na Fiesp, em São Paulo, onde foi instalado o Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116). O Comitê tem como âmbito de atuação a normalização no campo de gestão e economia de energia, compreendendo desempenho energético, sistemas e usos de energia, medição de energia, implantação de sistemas de medição e validação de melhoria contínua na área de gestão de energia, regras e metodologias para cálculo de economia de energia em projetos, organizações e regiões, guias de medição e verificação e conformidade da qualidade de dados relacionados. Na ocasião, o diretor de Relações Externas, Carlos Santos Amorim Junior representou a ABNT.






 

10º PRÊMIO MASTERINSTAL



Na noite do dia 27, a RSO ASSESSORIA, prestigiou o evento 10º PRÊMIO MASTERINSTAL, realizado na Fiesp, em São Paulo pelo SINDINSTALAÇÃO - Sindicato da Indústria de Instalação e pela ABRINSTAL - Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações,o Prêmio MasterInstal é o maior evento de premiação do setor de instalações.


Seu principal objetivo é dar visibilidade e destaque ao setor de instalações valorizando iniciativas pioneiras e as melhores práticas aplicadas na direção da qualidade, conformidade e eficiência das instalações nas edificações, desenvolvidas por todos os envolvidos na cadeia setorial.









 

CONGRESSO CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL



Palestramos no Congresso Condomínio Sustentável, sobre o tema Gestão de Ativos.

Data: 17/10/2015 – sábado
Horário: 08h30 às 13h00
Local: RENAISSANCE HOTEL...






ILUMINÂNCIA DE AMBIENTES


A ABNT cancelou, em 21.03.2013, a norma ABNT NBR 5382:1985 – Verificação de iluminância de interiores, que foi substituída pela norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013.
Para detalhes sobre a norma cancelada Clique no linkhttp://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=4875







 

ABNT NBR 9050:2015  ACESSIBILIDADE

A Associação Brasileira de Norma Técnica divulgou no dia 11 deste de setembro a nova Norma Brasileira NBR 9050, referente à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Válida a partir do dia 11 de outubro, a nova norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural em relação à acessibilidade universal.






 

ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA TEM REGRAS E NORMA


O envidraçamento de sacadas tem sido cada vez mais empregado como forma de proteger os ambientes e ao mesmo tempo controlar a temperatura interna de forma adequada, promovendo integração e valorizando ambientes sociais e de lazer. Desde 2014 a ABNT define os parâmetros de desempenho dos sistemas disponíveis no mercado por meio da norma ABNT NBR 16259:2014 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio define as diretrizes que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, em edificações de uso público ou privado






 

ABNT NBR 16280  REFORMA EM EDIFICAÇÕES


A ABNT publicou, em 19.08.2015, a emenda da norma ABNT NBR 16280:2015 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos, que revisa a norma ABNT NBR 16280:2014.








 

A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS EM PLAYGROUNDS TEM NORMA ABNT 


Desde 2012 o assunto e normalizado pela A ABNT NBR 16071 sob o título geral "Playgrounds', a qual contem as seguintes partes:

Parte 1: Terminologia;
Parte 2: Requisitos de segurança;
Parte 3: Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto;
Parte 4: Métodos de ensaios;
Parte 5: Projeto da área de lazer;
Parte 6: Instalação;
Parte 7: Inspeção, manutenção e utilização.





 

ABNT NBR 5419:2015 - PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS


Informamos que a ABNT NBR 5419:2015 - Proteção contra Descargas Atmosféricas, foi totalmente revisada e atualizada, sendo publicada a nova versão em maio de 2015 a mesma entrará em vigor em 22/06/2015.

O texto proporcionará um novo e positivo significado no conceito Proteção contra Descargas Atmosféricas no Brasil. São 309 páginas divididas em quatros partes: 
Parte 1 - Princípios gerais
Parte 2 - Gerenciamento de risco
Parte 3 - Danos físicos a estruturas e perigos à vida
Parte 4 - Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura






 


ABNT NBR 10.897 – SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO POR CHUVEIROS AUTOMÁTICOS


Publicada nova versão da norma ABNT de sistema de chuveiros automáticos (sprinklers)


A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 7/7/2014 a ABNT NBR 10.897 – Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos – Requisitos, revisada pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-24), com validade a partir de 7/8/2014.