Prestar assessoria no Brasil, não é uma coisa fácil, mas o desafio é gratificante.



O trabalho, consiste em ter amplo conhecimento e dispor soluções inteligentes as pessoas ou empresas que necessitam de um especialista para atuação pontual, mas antes das mesmas chegarem a esta conclusão, muitos recorrem a internet ou aplicativos de smartphone na tentativa de uma solução ao menor custo possível.


È muito comum quando estamos discutindo um assunto, ouvir “ por que vocês não divulgam isto na internet”, pois bem informação é diferente de conhecimento, possuir uma base de conhecimento ordenada e catalogada, experiência de ter escrito milhares de documentos técnicos, nos traz um acervo e biblioteca mental, que pode assessorar a tomada de decisões que poderão economizar valores centenas de vezes maiores que os pagos em um assessoramento inicial.


Por exemplo a RSO ASSESSORIA, elabora manuais do proprietário e das áreas comuns, mas constantemente nos deparamos em concorrências, onde o que importa é o preço da proposta e não o conteúdo do documento que será gerado, os quais já nos resultou em trabalhos onde tivemos que refazer o documento “criado” pelo concorrente que ganharam por preço, mas que não participaram na elaboração de normas técnicas, manuais setoriais, e diversas discussões que constroem a bagagem necessária para não simplesmente ler para entender as regras do jogo e sim o conhecimento de ter participado da construção das mesmas.


Outro produto que nos deparamos é a elaboração de documentos técnicos, os quais ao lermos temos a clara noção de ser uma cópia e montagem bem do estilo Ctrl C + Ctrl V, e como conseguimos ter esta percepção, é por que participamos da elaboração do documento original e sabemos onde os conteúdos estão disponibilizados.


É uma pena, percebemos isto, e reforçamos a importância de disponibilizar o conhecimento, de forma construtiva e especifica ao problema, pois o GOOGLE, possui informação somente o conhecimento fica na cabeça das pessoas.


O assessoramento a condomínios, administradoras e síndicos, foi um grande aprendizado, pois muitos deles acreditam simplesmente em informações de sites e comunidades, para gerirem seus empreendimentos, os quais em muitas vezes, podem ser levados ao colapso, pela falta de assessoramento técnico, pois as ações corretivas, nunca irão ser mais baratas e com resultados melhores que as ações preventivas ou preditivas que seriam o ideal. Estamos prestando assessoria neste sentido, mas a percepção do mercado é simples, e fácil, onde a maioria prefere consertar a prever problemas.

Vimos estes dias o tema corrupção em condomínios, tomar notoriedade por meio de reportagem do Fantástico, já havíamos alertado a muito tempo isto, e inclusive escrito um artigo sobre o tema, pois a má administração, muitas vezes passa pelo caminho da corrupção, onde as ações corretivas são realizadas as presas e com seu custo embutido.


Concluo este artigo, informando que ações planejadas, tomadas com base em informações consistentes e realistas, fornecidas por quem conhece o assunto, trará a curto prazo ganhos em escala nos investimentos que serão necessários para resolver os problemas que a contratação errada ira ocasionar.