Os elevadores além de seus sistemas demandam atenção com fatores externos, como descargas elétricas e atmosféricas. Alguns gestores confiam plenamente na cobertura da seguradora e no ressarcimento da franquia pela Eletropaulo, mas a conta, em cada problema ocasionado por problemas elétricos podem superar os valores contratados além da constante obrigatoriedade de pagamento das franquias.
ORIENTAÇÃO
O assunto manutenção de elevadores deverá compor o plano de gestão de manutenção do edifício, em conformidade com a ABNT NBR 5674 Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção e em consonância com a ABNT NBR 16083/2012 Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção
MODALIDADES DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO
1 - Contrato de Manutenção Básica
Também conhecido como contrato de conservação. Nesta modalidade, a aplicação de peças e componentes (material e mão de obra) é paga à parte.
O valor da mensalidade relativa à modalidade na maioria dos contratos contemplam:
2 - Contrato de Manutenção Total
Também conhecido como contrato de manutenção, nesta modalidade, a aplicação de peças e componentes (material e mão de obra) está inclusa no valor da mensalidade.
O cliente deve verificar se existe cláusula no contrato excluindo algum tipo de peça e/ou componente e se o valor da mensalidade inclui TODOS os itens descritos na modalidade anterior e ACRESCENTA troca de peças e o trabalho do técnico. Mas os equipamentos, peças, componentes e a mão de obra relativos à modernização dos elevadores, bem como adequação à legislação, não estão inclusos no preço da mensalidade relativa a este tipo de contrato e devem ser pagos à parte pelo cliente.
ATENÇÃO AO CRONOGRAMA
Um programa de manutenção preventiva dos elevadores não é algo que possa ser organizado segundo as convicções de cada empresa ou condomínio. O fato é que municípios como São Paulo impõem um rol de obrigações e procedimentos que devem ser cumpridos por todos, baseados em leis e nas normas técnicas da ABNT NBR 16083/2012 Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção.
Assim, há componentes que precisam ser vistoriados a cada mês, outros trimestralmente, e existem as checagens anuais. Ou ainda, para um mesmo item, são necessárias diferentes vistorias conforme o tempo passa. Por exemplo, nas cabinas, todo mês o técnico deve conferir ruídos, sinalização e iluminação. Passados três meses, é importante que ele verifique o funcionamento de suas portas, além de corrediças, soleiras e carretilhas. E anualmente, ocorre a lubrificação dos operadores das portas da cabina.
Somente com uma manutenção adequada é possível ao condomínio obter permissão para o funcionamento anual de cada um de seus elevadores, através da emissão do RIA (Relatório de Inspeção Anual), a qual deve ser providenciada pela prestadora de serviço.