ABNT publicou ABNT NBR 10.897 – Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos

Publicada nova versão da norma ABNT de sistema de chuveiros automáticos (sprinklers)


A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou em 7/7/2014 a ABNT NBR 10.897 – Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos – Requisitos, revisada pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-24), com validade a partir de 7/8/2014.


A ultima atualização havia ocorrido em 2007. Na nova versão estão definidos os requisitos mínimos para o projeto e a insta...lação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, os chamados sprinklers, incluindo as características de suprimento de água, seleção dos chuveiros, conexões, tubos, válvulas e todos os materiais e acessórios necessários para as instalações prediais, assim como as condições mínimas exigíveis para cálculo e instalação de sistemas hidráulicos, dimensões e adequação dos abastecimentos destes sistemas.


A norma referencia uma gama de tipologias de ambientes e determina a maneira correta para armazenagem e manutenção dos chuveiros automáticos, visando a correta utilização dos equipamentos para o combate eficiente dos incêndios.